Na maioria das vezes, as pessoas vão a museus para ver o que há dentro deles e nem sempre reparam em seu exterior. Pode ser que a arquitetura mais simples vista de fora esconda a surpresa dos tesouros que um museu guarda dentro, mas às vezes o exterior é tão impressionante quanto o conteúdo.
Escolheu algumas fotos de museus que são verdadeiramente marcantes por fora e, sem dúvida, são obras de arte em si mesmas.
Veja também:
- Sem linhas retas ou ângulos retos: maior museu de astronomia do mundo é inaugurado em Xangai
- 10 museus de design ao redor do mundo que você pode visitar em casa
- Museu japonês tem revestimento de bambu por todos os lados. Veja as fotos!
Quais deles você viu na vida real e quais gostaria de visitar?
1 Museu de Astronomia de Xangai, China
O Museu de Astronomia de Xangai abriu ao público em 18 de julho deste ano e é o maior museu de astronomia do mundo. Foi projetado por Thomas J. Wong e o edifício não possui linhas retas ou ângulos retos para refletir as formas das órbitas e a geometria do cosmos. As pessoas que visitarem o museu poderão ver exposições temporárias e permanentes explorando instrumentos e artefatos relacionados à astronomia. Ele também tem um telescópio solar de 24 metros de altura, um observatório, um campo de observação e um Teatro Digital do Céu.
2 Museu Histórico Estadual, Rússia
O Museu Histórico do Estado de Moscou foi fundado em 1872 e está localizado no lado norte da Praça Vermelha. O edifício facilmente reconhecível foi projetado por Vladimir Osipovich Sherwood em estilo neo-russo. É um museu histórico com o objetivo de preservar o passado da Rússia. Entre as coisas interessantes que o museu possui está uma embarcação escavada nas margens do rio Volga e manuscritos do século VI.
3 Zeitz Mocaa, África do Sul
O Zeitz Museu de Arte Contemporânea foi inaugurado em 22 de setembro de 2017 na Cidade do Cabo e é o maior museu de arte contemporânea africana do mundo. O museu foi projetado por Thomas Heatherwick, designer baseado em Londres. Nasceu com a transformação de um silo de grãos que não estava mais sendo usado. O museu abriga arte de escultores, fotógrafos e pintores que trabalham em toda a África.
4 Museu Salvador Dali, Estados Unidos
O museu Salvador Dali em São Petersburgo, Flórida, foi fundado em 1982. O novo prédio com entrada de vidro e claraboia foi inaugurado em 11 de janeiro de 2011. A adição ao museu foi projetada por Yann Weymouth. A bolha de vidro é chamada de enigma e é composta por 1.062 peças triangulares de vidro. No museu, os visitantes podem encontrar 96 pinturas a óleo, mais de 100 aquarelas e desenhos, 1.300 gráficos, fotografias, esculturas e outros itens. Uma das peças mais famosas de Dali, A Desintegração da Persistência da Memória, está abrigada neste museu.
5 Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos principais marcos da cidade desde sua inauguração em 1966. O formato inusitado e futurista, que lembra um disco voador, foi ideia do designer Oscar Niemeyer. O próprio arquiteto descreveu seu trabalho como uma “flor que cresce nas rochas”. A maior parte do acervo do museu são 1.200 peças que foram presenteadas pelo colecionador João Sattamini. São, em sua maioria, obras de artistas brasileiros dos anos 1950 ao início dos anos 1990.
Veja também:
- A Pequena Sereia: Dinamarca inaugura museu em homenagem ao autor Hans Andersen
- Louvre: toda a coleção de 480 mil obras de arte do museu de Paris está agora disponível online!
- Fabergé: museu na Rússia é acusado de expor ‘pelo menos 20 falsificações’. Entenda!
Fonte: Bored Panda
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br